Créditos imagem: www.mindtrigger.com
Thank you Rinna :)
To forgive is to set a prisoner free and discover that the prisoner was you.
Lewis B. Smedes
Perdoar é libertar um prisioneiro e descobrir que esse prisioneiro eras tu.
***
Ofenderam-me! Socorro!
Ofenderam-nos? Óptimo! As ofensas que nos fazem, se forem bem geridas, contribuem para o nosso fortalecimento interior e ajudam a afastar a necessidade, ou até dependência, que temos da aprovação dos outros! Além disso constituem oportunidades, a não desperdiçar, de exercitarmos o perdão. O perdão é vital para a nossa paz interior, a paz connosco.
***
Magoei uma pessoa! O que faço agora?
Magoámos alguém e estamos arrependidos? Excelente! É uma boa oportunidade para exercitarmos a pouca disponibilidade e a quase nenhuma disposição que temos para reconhecer as nossas fraquezas e para pedir perdão a alguém. O perdão é fundamental para a nossa paz exterior, a paz com os outros.
Adélia Paulo
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
5 comentários:
Olá Adélia,
acho muito interessante esta questão pertinente do perdão, eu não tenho um longo percursso de vida, mas acho que o perdão é algo muito dificil, nós podemos dizer que perdoamos, achas que realmente esquecemos?
Filipa
Olá Filipa,
A Adélia vai responder logo que possa.
Quanto a mim, tenho a certeza de que não esqueço, apenas passo a viver com a aceitação do que aconteceu e em paz. Experiência própria :)
Beijinhos,
Carla
Olá! :)
Não acho, Filipa; tenho a certeza, que realmente não esquecemos as ofensas que nos fizeram (mesmo que tenhamos perdoado e dito a quem nos ofendeu que lhe perdoámos).
A verdade é que ficam sempre cicatrizes/lembranças. É, contudo, possível impedir que nos magoem, que nos doam; e para alcançarmos esse objectivo existem exercícios que podemos e devemos fazer, tais como:
Começar a tratar as mágoas por tu, encará-las de frente e de cada vez que nos incomodarem, dizer-lhes audivelmente algo como:
O que queres agora? Sai da minha frente e não me incomodes. Tu és um assunto resolvido. Ou: Volta para o arquivo morto; foi lá que te pus e é lá o teu lugar. Ou: Já te apaguei; sai da minha frente. Ou: Fora daqui! Mandei-te embora só com bilhete de ida.
A linguagem a descair para o humor é só para facilitar, porque o assunto é muito sério!
Vamos dando mais dicas, por aqui, ok?
Beijinhos e Bom diiiaaaaa...
Adélia Paulo
Que bom saber disto, é que não quero parecer rancorosa;)
Contudo há pequenas coisas que gostava de ultrapassar para me sentir bem...
Acho que devo ser um pouco imatura ainda, o tempo também ajuda...
Obrigada, isto já parece um consultório, não percebo porque é que não tem imensos comentários, quanto a mim acho um canto cheio de coisas boas...
OBRIGADA ás duas;)
Obrigada nós :))) este espaço é mesmo para partilhar ideias e falar sobre a experiência da vida!
Quanto ao número de comentários, ainda estamos muito no início, e além disso as pessoas são muito prudentes. Hoje em dia existem tantas coisas esquisitas! Tanto mal mascarado de bem!
Se as pessoas se forem identificando com o que vamos aqui escrevendo, penso que mais cedo ou mais tarde, se tiverem algo a dizer ou partilhar, irão fazê-lo :)
Enviar um comentário